jrbuchler@uol.com.br
Agende sua consulta, ligue(11) 5081-7216
Você sabia que a apneia do sono pode refletir na saúde do coração?

Dormir bem é essencial para o bom funcionamento do corpo. O sono é responsável pelo descanso da mente, da musculatura, da respiração e do coração.

Você sabia que a apneia do sono pode refletir na saúde do coração? Os músculos da parte de trás da boca relaxam e bloqueiam as vias aéreas superiores ocasionando interrupções temporárias na quantidade de oxigênio que atinge os pulmões durante o sono. Na tentativa de manter a via aérea superior desobstruída, ocorrem diversos despertares. Mesmo que os despertares geralmente sejam muito curtos, eles interrompem o ciclo do sono.

O sono insuficiente está associado ao aumento da probabilidade de hipertensão e alguns estudos mostram que a cada hora de sono reduzido é igual a um aumento na probabilidade de hipertensão em cerca de um terço.(1) Além disso, a apneia obstrutiva do sono pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC), doença cardíaca coronária.

Um dos principais desencadeadores da apneia é o excesso de peso, então para se desvencilhar do problema é preciso adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e atividade física.

É comum que o hábito de fumar agrave muito a condição, portanto quem fuma deve se esforçar para deixar o cigarro. Também se recomenda moderação com as bebidas alcóolicas pois em excesso elas interferem no sono e no relaxamento da musculatura e garganta e se transformam em estímulo para o distúrbio.

1)www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2913764

Adicionar Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campo obrigatório *