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Sedentarismo

A maioria de nós sabe que manter um peso saudável é chave essencial para diminuir o risco de doenças cardíacas, mas uma nova pesquisa mostrou que hábitos saudáveis para o coração não podem ser medidos apenas na balança. Um estilo de vida sedentário faz mal ao seu coração, mesmo que você esteja com um peso saudável.

O estudo analisou adultos entre as idades de 40 e 79 anos que apresentavam índices de massa corporal (IMC) que variavam do normal ao excesso de peso. Eles descobriram que aqueles que tinham um IMC saudável (18,5-24,9), mas eram sedentários e tinham diâmetro da cintura maior, tinham um risco aumentado de eventos relacionados ao coração, semelhante aos colegas com sobrepeso.(1)

É extremamente importante ser fisicamente ativo e ser menos sedentário, não é apenas o peso corporal ou IMC, é como esses aspectos se relacionam de forma cumulativa para um estilo de vida saudável para o coração.

O ideal é distribuir a atividade física ao longo da semana e ter um plano para se movimentar mais diariamente. É preciso pensar em se exercitar quando puder ao longo do dia, se você trabalha oito horas por dia, então se a cada hora você andar por cinco minutos, conseguirá acumular cerca de 40 a 50 minutos de exercício de caminhada sem realmente precisar destinar um tempo específico.

É preciso estar ciente de que um estilo de vida saudável para o coração não é baseado apenas em um número ou variável, tome medidas pequenas e progressivas, como dieta adequada, atividade física e menos tempo sedentário.

1) www.ajconline.org/article/S0002-9149(18)32148-9/fulltext

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