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Comer um abacate por dia pode ajudar a melhorar seus níveis de “colesterol ruim”

Comer um abacate por dia pode ajudar a melhorar seus níveis de “colesterol ruim”, mostrou um estudo publicado no Journal of Nutrition, pelos pesquisadores da Penn State.

O “colesterol ruim” refere-se à lipoproteína de baixa densidade oxidada (LDL), bem como a partículas pequenas e densas de LDL, as quais aumentam significativamente o risco de aterosclerose ou o acúmulo de placas nas artérias que aumenta o risco de ataque cardíaco e AVC.

O estudo fez com que os participantes seguissem três dietas diferentes por um período de cinco semanas, especificamente uma dieta de baixo teor de gordura, uma dieta moderada em gorduras e uma dieta moderada em gordura que incluía um abacate diário.

A dieta do abacate funcionou melhor em geral. Após cinco semanas comendo a fruta verde suave todos os dias, os participantes tinham níveis significativamente mais baixos de colesterol LDL oxidado do que antes do início do estudo ou após a conclusão de dietas com baixo e moderado teor de gordura. Eles reduziram esses níveis em 9%. Os voluntários também aumentaram seus níveis de luteína – um antioxidante que foi associado a um menor risco de ataque cardíaco e derrame – em mais de 68% após a dieta do abacate.

Um único abacate fornece 13 gramas de fibra – metade dos 25 a 30 gramas por dia recomendados pela American Heart Association. Comer mais fibra alimentar é uma maneira comprovada de melhorar os níveis de colesterol no sangue e reduzir o risco de doenças cardíacas, derrames e diabetes.

Um abacate também fornece 975 miligramas (cerca de um terço da quantidade diária recomendada) de potássio, um eletrólito essencial para o bom funcionamento do coração. Níveis baixos de potássio têm sido associados a pressão alta, doenças cardíacas e derrames.

Com esses dados, deve-se considerar a adição de abacate à dieta de maneira saudável, o indicado é uma quantidade de 60 gramas, cerca de duas colheres, o que já seria suficiente para gerar os aspectos antioxidantes.

Fonte: “A Moderate-Fat Diet with One Avocado per Day Increases Plasma Antioxidants and Decreases the Oxidation of Small, Dense LDL in Adults with Overweight and Obesity: A Randomized Controlled Trial” by Li Wang, Ling Tao, Lei Ha

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